Precisamos ler bons livros

Trecho do livro "Uma Vida Melhor"
Nos últimos dias surgiram muitas notícias sobre um eterno problema brasileiro, a educação. Ou melhor, a deficiência dela. Vi em vários meios de comunicação um debate sobre o livro didático, Por Uma Vida Melhor, de Heloísa Ramos, que foi distribuído pelo Ministério da Educação (MEC) em escolas públicas, no qual, em um determinado capítulo, apresentava uma frase “os menino pega o peixe” que teria sido colocada como linguajar popular e portanto, poderia ser considerado certo. Vi falas de pessoas escandalizadas com o caso, e vi também, defensores da autora, dizendo que a imprensa pegou uma frase isolada, e fora do contexto. A autora queria mostrar era a variante dos falares brasileiros. Outro argumento é que vários livros de português têm um capítulo sobre esse assunto e isso não vai de encontro ao ensino da norma culta da língua.
Agora, novo “escândalo” sobre a distribuição pelo MEC, de livros de matemática com erros inaceitáveis como: 10-7=4 e 16-8=6.
Bem, eu não li os livros, nem sou capacitado para análise de quais livros deveriam ser, ou não, indicado para os estudantes brasileiros.

Livro "Recife no dia a dia com seus poetas"
O que me leva a falar sobre esse assunto aqui, foi um post que vi em um blog, e pesquisando nos mecanismos de busca da Internet, vi que se repetia em muitos outros blogs:
Trata-se de uma lista de 13 coisas que você não poderia deixar de saber antes de morrer.
Fiquei muito surpreso quando vi que a fonte dessa lista, é de fato, um desses livros distribuídos pelo governo. No caso, o livro (na verdade uma agenda com 209 páginas das quais apenas 33 com conteúdo), chamado “Recife no dia a dia com seus poetas” foi distribuído pela Secretaria de Educação do Recife.
Ah, e como mais uma curiosidade. Você sabe por que a lista de 13 itens e não 10, 20 ou quem sabe 12. Eu li por aí, que 13 é o número do PT e a prefeitura do Recife, que comprou os livros, é governada há muitos anos pelo PT. Será só uma coincidência?
Claro fique, que não sou político, não sou da oposição nem do governo, muito pelo contrário.

Aqui vai a tal lista. Não posso negar que é divertida.


1. Ratos não vomitam.
2. Os ursos polares são canhotos. 
3. Você pisca aproximadamente 25 mil vezes por dia. 
4. Os russos atendem ao telefone dizendo “Estou ouvindo“. 
5. Ninguém consegue lamber seu próprio cotovelo.
6. O Oceano Atlântico é mais salgado que o Pacífico. 
7. O elefante é o único animal com quatro joelhos. 
8. A cada ano, 98% dos átomos do seu corpo são substituídos. 
9. Rir durante o dia faz com que você durma melhor a noite. 
10. 15% das mulheres americanas mandam flores para si mesmas no dia dos namorados. 
11. Seu cabelo cresce mais rápido a noite, e você perde em media 100 fios por dia. 
12. A barata consegue sobreviver por nove dias sem a cabeça antes de morrer de fome. 
13. 75% das pessoas que leram essas 13 coisas, tentaram lamber o próprio cotovelo!


Nenhum comentário: