Os 100 mais importantes discursos políticos americanos do século XX





Garimpando pela internet eu encontrei um site muito interessante. Trata-se do American Rhetoric. Nesse site é possível encontrar um grandioso banco de dados com áudio, vídeo e texto completo de alguns discursos feitos em uma grande quantidade de filmes de Hollywood. Estão incluídos discursos militares, de especialistas em esporte, em tribunais de juri, discursos políticos sociais, feitos em vários filmes do cinema.
Há também uma grande quantidade de discursos da vida real. Discursos de políticos, atores, pregadores, atletas e outras personalidades notáveis.
Mais o que mais me chamou a atenção, foi a possibilidade de ter o aúdio original na íntegra e com transcrição dos 100 mais importantes discursos políticos americanos do século XX. Lá estão discurso de Martin Luther King, Ronald Reagan, Malcolm X, Franklin Roosevelt, Robert Kennedy, dentre outros.
O inconveniente é que são em inglês, mais que no entanto pode ser usado a favor de quem está aprendendo o idioma e é uma boa forma de treinar o ouvido, já que nos discursos se fala geralmente de forma pausada e correta, além de ter o texto na íntegra para ajudar.
E para não dizer que não falei de flores. Procurei se havia algo parecido com aúdio em português. Encontrei no site do Senado Federal aúdios de pronunciamentos de parlamentares (câmara e senado) desde 1954 a 1999. Lá tem pronunciamentos de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Afonso Arinos, João Goulart, Otávio Mangabeira, Tancredo Neves dentre outros. Arrisque.
Se você conhece um site que disponha de áudio de momentos importantes da história Brasileira dê uma dica aqui.

Veja Também: 

Frases Sobre Política
Frases e expressões da vovó Irá (I-I, R-A RÁ)
Relação entre ratos e pobreza

3 comentários:

@lgr2k9 disse...

Acho que um discurso imperdível é o do fim do filme "The Great Dictator" de Charles Chaplin... é pra ficar na memória de qualquer um que ama a democracia! Confiram...

Quem quiser, acesse: http://monologosescritos.blogspot.com

Anônimo disse...

2 realmente

Anônimo disse...

Sem duvida um dos maiores discursos da historia do cinema!