Imortais???

Não sou crítico de cinema, o que não me impede de comentar e dar a minha opinião sobre algum filme.
Eu gosto muito de cinema e tenho preferência clara por filmes de fantasia (Ficção científica, extra-terrestres, aventuras, tesouros perdidos, viagens no tempo, super-heróis e super-poderes, mitologia). Assim, esse tipo de filme é visto por mim sempre, inicialmente, com bons olhos. Eu tendo a gostar, mesmo quando não são fantásticos e ou primorosos.
Essa semana vi o filme Imortais (Imortals) que aborda a mitologia grega.
Não quero falar especificamente da história, mas da violência que é mostrada para conta-la. Não sou purista, mas confesso que tanta violência explícita incomoda e acredito que é possível demostrar a violência, a maldade, a sede de poder e vingança e convencer o público, de forma mais sutil, menos bárbara. Acho ainda, que aí é onde se diferencia quem sabe realmente fazer bom cinema de quem simplesmente filma algumas cenas.
Outra coisa que me chamou a atenção é que apesar do filme ser classificado para 16 anos, vi muitos pais acompanhados por filhos de menos de 10 anos de idade. É possível que não imaginassem que veriam tantas gargantas cortadas, pessoas cozinhadas vivas, mas é possível também que a banalização da violência já tenha atingido o ponto que crianças de menos de 10 anos não se abalem com tais cenas.
Fiquei na dúvida também por que os cinemas podem permitir impunemente que essas crianças, mesmo acompanhada pelos pais, passam assistir filmes não indicados para a sua idade, livremente.



Veja Também:

Ética Ketchup
Framboesa de Ouro (Razzie Award)
Os 10 filmes com maior bilheteria em 2011

Nenhum comentário: