Dicas de como preservar melhor a bateria do Notebook

Como já disse aqui nesse blog algumas vezes, não sou profissional de informática ou tecnologia, mas um leigo interessado no assunto, que adora aprender e resolver alguns problemas dessa matéria, pesquisando, bisbilhotando, e muitas vezes, encontrando boas soluções pela WEB afora.
Nesse Blog, tento também compartilhar esses achados e soluções, com quem se interessar.
Dessa vez fiz uma pesquisa para tentar entender porque a bateria de dois Notebook meus se deterioraram de forma muito rápida, em bem menos de um ano.
Encontrei muitas informações e dicas, algumas contraditórias, mas seguramente muito úteis para enteder melhor como usar essas baterias.
Eis o resumo dessas informações, resumidas da forma como hoje eu faço para tentar conservar melhor as minhas baterias (dos notebooks na verdade): 

  • 1 - As primeiras cargas precisam ser feitas completamente: seguindo-se as recomendações do fabricante quanto ao número de vezes e horas necessárias (ler no manual do fabricante), mas geralmente são 3 primeiros ciclos de carga e descarga de 8 a 12 horas cada. Depois destes 3 primeiros ciclos, o normal é fazer um ciclo a cada mês para calibrar a bateria, mas cheque novamente o manual do fabricante para saber se é estabelecido um prazo ou forma diferente.
  • 2 - Não use o notebook até a bateria se esgotar: exceto na dica 1 acima e quando a bateria não está mais segurando carga, quando pode-se tentar descarregá-la até o fim e carregá-la totalmente duas vezes para tentar recupera-la. Em uso normal, nunca deixe descarregar abaixo de 10%. Como as baterias de Li-Ion não sofrem de efeito memória não é necessário que elas sejam descarregadas totalmente. Você pode começar a carregar a bateria memsmo se a carga estiver em 80%, 50%, 25%, etc    
  • 3 - Ligado direto na tomada. Com ou sem a bateria acoplada?
a - Com a bateria acoplada: Geralmente os notebooks mais novos possuem um sistema que quando a bateria está carregada 100% passa a utilizar a energia direto da eletricidade e não da bateria. Assim você pode economizar cargas repetidas da bateria.

b - Sem a bateria acoplada: Neste caso observe algumas recomendações: Efetue o carregamento da bateria até 60% da carga antes de retira-la, retire a bateria com o notebook desligado, fechado e fora da tomada. Guarde a bateria em lugar não muito frio ou quente, embalada para evitar poeira nos seus contatos e evite deixa-la sem uso por mais de 15 dias. A possível vantagem é que pode-se poupar a vida útil da mesma, desde que esteja seguindo as indicações acima. A bateria tem ciclos de carga que variam de 500 a 800 cargas de vida útil. E a grande desvantagem é que a bateria funciona como um No Break do notebook protegendo de qualquer queda ou oscilação de energia. Esquecer de carregar ou utilizar a bateria também é um risco se deixar ela parada por muito tempo vai acabar prejudicando sua vida útil.

Obs: Eu por minha vez, sempre uso com a bateria acoplada.

  • 4 - Evite temperatura alta:  não use seu notebook em lugares quentes como em cima da cama,  ou em superfícies que impeçam sua ventilação. 
  • 5 - Evite descargas rápidas – Isso diminui a durabilidade da bateria, por isso evite gravar DVDs no notebook usando a carga das baterias.
  • 6 - As baterias não duram para sempre – Segundo o Clube do Hardware, a vida útil de uma bateria de notebook varia de 500 a 800 ciclos de carga/descarga e tempo médio de vida, com uso racional, entre 2 e 3 anos. Quem usa muito a bateria ela pode não passar de 01 ano (o que não era absolutamente o meu caso).
  • 7 - Sem energia tire o cabo – Se faltar energia por mais de 1 minuto retire o cabo de força do notebook. 

Vi e reproduzo aqui, uma estrategia de uso no site http://guanabara.info, que eu não utilizo, mas serve para dar uma noção do funcionamento e forma de economizar a bateria. Essa é a sugestão (que eu não uso):

  1. Gaste primeiro a bateria até chegar 1%. 
  2. Carregue a bateria completamente. 
  3. Use a bateria do notebook até chegar uns 40% sobrando de carga. 
  4. Retire a bateria do notebook e guarde na pasta com esta carga. 
  5. Vá usando o laptop apenas no carregador durante a semana. 
  6. Após uma semana, coloque a bateria e use o restante da carga. 
  7. Depois que gastar o restante até 1%, carregue completamente. 
  8. Novamente use até a bateria atingir 40% e guarde na pasta. E volte a usar na tomada. 
  9. Vai repetindo o processo de semana em semana. 
  10. Ao final de 1 ano, sua bateria deverá ter completado apenas uns 36 ciclos de carga/descarga. Somando aí os trabalhos externos com o note, você estará consumindo mais ou menos uns 200 ciclos de carga/descarga em 1 ano.

Bem essas foram informações e dicas colhidas pela internet e que venho atualmente pondo em prática . Se realmente irão fazer com que a bateria do meu notebook dure mais, eu precisarei esperar. O famoso ver para crer. 
Se você tem alguma informação diferente dessas que foram colhidas em várias fontes pela WEB compartilhe aqui. 



Veja Também: 

Como Colocar uma Barra de Menu no Blogger Parte 2
Como fazer para tirar Borda/Margem das imagens no Blogger
Gerador de códigos para divulgar seu blog, banner ou link




Nenhum comentário: