Um bom discurso


Preparado para discursar
Eu escrevi um post chamado Dicas de Como fazer um discurso, que você pode ler aqui, sobre como fazer um discurso, baseado em algumas em dicas que eram usadas por um grande orador,  o político norte-americano, Abraham Lincoln.
Agora vou falar de outra dica, complementar a essa primeira, mas acredito, não menos importante.
Essa dica, eu vi na pratica.
Meu cunhado foi convidado a falar em uma cidade do interior da Bahia. Era uma sessão comemorativa e de homenagem da câmara dos vereadores,  realizada em um anfiteatro para muitas pessoas.
Foram muitos oradores, vereadores, presidente da câmara,  prefeito, padre, professor, etc.
Todos com discursos longos, cansativos, cheios de formalidade. Todos os presente, inclusive eu, estavam já bastante enfadados.
E um novo orador tomava a palavra para mais um longo e entediante blá, blá, blá.
Chegou a hora do meu cunhado falar. O pai dele, já falecido, estava sendo homenageado, e ele estava representando a família.
Ele fez uma introdução rápida, agradecendo as pessoas presentes, citou una frase de impacto (seguindo a cartilha de Lincoln), e encerrou falando o que tinha ouvido de um deputado amigo seu (discretamente mostrando-se influente e importante), que tinha falado pouco, mas o que achava importante por que um bom orador deve:

Falar alto para ser ouvido.
Falar claro para ser entendido.
Falar curto para ser aplaudido.

E foi realmente muito aplaudido, alias, o único que foi aplaudido de verdade em toda a sessão.

Lembre também de um conselho de José de Alencar (jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro, nascido em  Fortaleza em 1 de maio de 1829 e falecido no Rio de Janeiro em 12 de dezembro de 1877).

"Todo discurso deve ser como o vestido das mulheres, não tão curto, que nos escandalizem, nem tão comprido, que nos entristeçam"

São portanto, três dicas simples, mas muito importantes quando se faz um discurso. A plateia agradece.



Vejam Também:

Os 100 mais importantes discursos políticos americanos do século XX
Como fazer um discurso?
Ditos de Tizangara

Nenhum comentário: