Brasil x Argentina

Bersuit Vergarabat
Quando falamos de Argentina no Brasil, quase sempre a primeira coisa que se pensa é na rivalidade esportiva, especificamente no futebol. Essa rivalidade é de certa forma bem irrigada e adubada pela crônica esportiva que não perde oportunidade de promover eventos esportivos baseados em rivalidades (seja entre seleções ou entre clubes).

Um exemplo do que estou dizendo é a frase "ganhar é bom, mas ganhar da Argentina é muito melhor", que já ouvi o locutor esportivo Galvão Bueno repetir inúmeras vezes. Tantas, que eu já até concordo com ela.

E essa técnica funciona, eleva os eventos esportivos, aumenta o interesse e, por conseguinte a audiência. Eu acredito que o problema começa quando essa rivalidade começa a ser confundida e extrapolar o esporte. E o fato, é que muitos brasileiros dizem que não gostam de argentinos, baseados na verdade, unicamente na rivalidade do futebol.

Mas como aqui, não estou promovendo nenhum evento esportivo, posso me aliar aos hermanos, sem nenhuma rivalidade, e mostrar um vídeo de uma música do brasileiro Cazuza (O tempo não para), em uma gravação do grupo de rock argentino chamado "Bersuit Vergarabat" que achei muito legal.
Aqui mostra também como a música faz o inverso, atravessa fronteiras e une ao invés de dividir.

Então, veja o vídeo com a música em versão argentina "El Tiempo No Para" (não postei diretamente aqui para evitar infrigir qualquer lei de direito autoral).

Nenhum comentário: