O Futebol brasileiro não é mais o mesmo?

O Santos foi jogar na Europa. 
O adversário? O Barcelona, reconhecido como um dos melhores times do mundo. 
Perder para o Barcelona não seria uma tragédia, mas o Santos não perdeu, o Santos foi massacrado, desconsiderado, 8 a 0, placar de time amador contra profissionais, humilhado o Santos, e por que não dizer, o futebol brasileiro.
Para mim, somente uma comprovação de que o que ouvimos todos os dias, que o futebol brasileiro é o maior, de que fazemos craques a todo momento, de que o futebol verde e amarelo é diferenciado é uma balela.
Por que será que jogadores como Alex do Coritiba, Seedorf do Botafogo, Zé Roberto do Grêmio, Juninho do Vasco e tantos outros "velhinhos" que já não têm mais mercado no futebol competitivo da Europa, no Brasil se destacam como os grandes craques?
Porque são craques de verdade, porque se cuidam, porque souberam levar suas carreiras de forma correta, etc, etc. Mas o fato concreto, para mim, é que esses excluídos do futebol Europeu estão se dando muito bem no Brasil porque o nível por aqui está muito baixo.
Os times Brasileiros atualmente são compostos por jogadores em fim de carreira que voltam por falta de mercado na Europa, mesclados com jogadores muito jovens, apostas dos juvenis, lançados nos profissionais precocemente e eventualmente algum vinga, mas é prontamente vendido para a Europa, e os times são completados com os pernas de paus de sempre que já pularam de um time para outro várias vezes e continuarão trocando de time todo final de campeonato.
Se engana quem quer, mas o campeonato brasileiro hoje, infinitamente inferior, é somente a rebarba dos principais campeonatos europeus.
É como há alguns anos os clubes do Rio e São Paulo faziam com os clubes do Norte e Nordeste. Qualquer promessa que surgia nesse clubes  era prontamente e precocemente levado e em contra partida os "craques" aposentados podiam ir pendurar suas chuteiras nos clubes fora do eixo Rio/São paulo.
A história se repete.
Enquanto isso, continuaremos a ouvir jogadores dizendo (e até acreditando), que são os melhores. Torcedores dizendo (e até acreditando), que temos os melhores jogadores e Jornalistas esportivos dizendo (e até acreditando?) que praticamos o melhor futebol.
Eu não caio nessa.

Em tempo: 

1- Não estou fazendo críticas aos jogadores, Alex. Seedorf, Zé Roberto, Juninho, Diego Forlan, etc. São excelentes atletas e úteis aos seus times. Só estou dizendo que em campeonatos europeus não teriam esse destaque e usando essa observação para medir a fragilidade do campeonato brasileiro.
2- Não estou também fazendo critica a idade. De fato tenho mais idade que todos eles e não me acho velho, mas o futebol tem uma certa data de validade, infelizmente.


Vejam Também:

Frases Sobre Futebol (Fluminense)
Frases sobre futebol (Botafogo)
Frases Sobre Futebol (Corinthians)

Nenhum comentário: