Incentivo à Pirataria

Li uma reportagem no O Globo, mostrando que mais da metade da população brasileira admitiu ter comprado algum produto pirata em 2011 e que esse número aumentou desde o início da pesquisa em 2006.
Mostra ainda, que as classes A e B também compraram produtos piratas.
Até ai, para mim, nenhuma novidade.
O que acho interessante é que as pessoas, de maneira geral, reconhecem os males trazidos pela pirataria, mas ainda assim, mantém a prática. Por que então?
Os comentários realizados pelos leitores do jornal, na própria matéria, já sugerem um dos principais motivos do crescimento da pirataria no país: A excessiva carga de impostos sobre os produtos.
O cidadão quer comprar o produto original e de marca, mas a diferença de preço, por conta muitas vezes da carga de impostos, o faz levar o produto pirata.
Então, em uma análise bem superficial, o governo é um dos principais incentivadores da pirataria.


Veja Também:

Brasil em último?
Supersalários e Superpoderes
As Notícias de Sempre

3 comentários:

Roberto Copeti disse...

Só se comprar! Como o Código Penal Brasileiro, em seu artigo 184, parágrafos 1,2 e 3 determina que deve haver o INTUITO DE LUCRO (direto ou indireto), não comete pirataria aquele que compra ou faz download de arquivos para uso privado. E o parágrafo quarto acrescentado pela Lei n° 10.695 ao artigo 184 do Código Penal Brasileiro, autoriza expressamente a cópia integral de obras intelectuais, ficando dispensada, pois, a "expressa autorização do titular".
Assim, se não vender ou alugar, baixe e copie á vontade! É DIREITO seu...

Por que a pirataria não é e nunca foi crime...

Se você baixa arquivos MP3, vídeos, etc, e se preocupa em "ser pego", esqueça. Não existe tal coisa!
Baixar arquivos – qualquer um - é absolutamente LEGAL, pela legislação brasileira.
Sempre que você reproduz um DVD, você ve a clássica tela azul avistando que pirataria é crime e deve ser condenada etc, etc e tal. Eles estão certos, mas parcialmente. Propositalmente omitem uma “pequena parte” descrita no Código Penal Brasileiro: pirataria não é crime se você NÃO TIVER INTUITO DE LUCRO!
Isso mesmo! Se você não estiver vendendo ou alugando as músicas, filmes ou jogos que você baixa pelo thepiratebay ou mininova (etc...), você está totalmente dentro da lei. Isso é completamente legal.

Sou de brasilia com muito gosto obrigada... disse...

"admitiu ter comprado algum produto pirata"
comprar pirataria??? mas baixar nao é de graça??
eu baixo imenso e de graça meu bem...

Carlos Souza disse...

Ai pessoal a pirataria não é só de software, filmes e músicia. Há pirataria de produtos como óculos, bolsas, relógios, produtos eletrônicos e por aí vai.