Brasil em último?

Estava vendo uma reportagem no Jornal da Bandeirantes onde se falava da elevada carga tributária do Brasil, e que o país é o último no ranking de rotorno por impostos pagos entre os 30 países com as maiores cargas tributárias.
Aqui no Brasil se paga muito imposto e de uma forma que não sentimos. Além dos IPTUs, IPVAs, Imposto de Renda, e taxas de toda ordem, tem o imposto escondido em qualquer produto ou serviço que compramos no dia a dia, do feijão ao automóvel, da cafezinho a conta de água/luz/telefone, do remédio a mensalidade da escola. As pessoa não percebem mais em média 40% do valor de tudo que pagamos vai para o governo. Em outros países, como os Estados Unidos, quando você compra um produto você paga o imposto de forma clara. O valor do produto e do imposto vem de forma separada além de ser bem mais baixo. Imagine comprar uma TV que está anunciada por R$ 1.000,00 e no caixa lhe cobrarem R$ 1.800,00 (é isso que acontece no Brasil, e a maioria de nós não percebe).
Mais na verdade, esse não é o real problema. O problema é que toda essa carga de impostos não retorna para a população em forma de serviços públicos (educação, saúde, segurança, transporte público). O que se vê por aqui é dinheiro público (quer dizer: nosso dinheiro) desviado para todo tipo de falcatrua. A corrupção portanto, leva grande parte do nosso suado impostinho.
Exemplos de quanto imposto vem embutido nos produtos:

Papel higiênico: 40% de imposto
Sabão em pó: 41%
Refrigerante: 44%
Biscoito: 37%
Carro: 38%
Conta do celular: 46%
Conta de luz: 48%
Conta de água: 38%

Por essas e outras e como curiosidade, pesquisei rapidamente na Internet e fiz uma lista de coisas onde o Brasil se encontra em último lugar:


1- Brasil o último no ranking de rotorno por impostos pagos entre os 30 países com as maiores cargas tributárias . "A conclusão é de estudo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) que compara a carga fiscal em relação ao PIB e verifica se o que está sendo arrecadado pelos países volta aos contribuintes em serviços de qualidade que gerem bem-estar à população." IBPT.

2- Brasil é o último entre 36 emergentes em população com diploma universitário. "Relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico - OCDE, coloca o Brasil no último lugar em um grupo de 36 países ao avaliar o percentual de graduados na população de 25 a 64 anos". gazetaonline - A Gazeta.

3- Brasil é o último no ranking de transportes. "O país lidera a lista das piores estruturas de transporte e logística entre seus concorrentes, mostra levantamento da Confederação Nacional da Indústria - CNI".  logisticadescomplicada.

4- Brasil é o último em desenvolvimento tecnológico na América Latina. "Brasil foi o pior país em desenvolvimento tecnológico de toda América Latina. Chamado de Indicador da Sociedade da Informação, o levantamento foi realizado em parceria com a everis e a escola espanhola de pós-graduação vinculada à Universidade de Navarra - IESE".
computerworld.

5- Brasil é o último no ranking de segurança aérea. "A lista é feita por um órgão conceituado no setor, cuja sede é em Hamburgo, na Alemanha. A TAM é a última da lista, que classifica as 60 maiores empresas aéreas do mundo conforme sua retrospectiva nos últimos 30 anos". Jornal o Debate.

6- Brasil é o último na transparência com que arrecada os impostos. (Essa na minha opinião, sem nenhum estudo acadêmico)


Não, eu não sou anti-nacionalista e essa lista não é para depreciar o nosso país. Eu adoro o Brasil e reconheço todo o seu gigantesco potencial. Aqui quero só fazer um exercício de imaginação. Como seria se nós tivéssemos menos corrupção a desviar dinheiro público? Em que lugar nós estaríamos entre os maiores países do mundo?

Nenhum comentário: