Como colocar uma barra de Menu no Blogger

Em primeiro lugar eu não sou um expert. Sou, em verdade, um quase iniciante no mundo do blog e que estou aprendendo enquanto faço. Senti a necessidade de colocar um Menu no meu blog e como não sabia como, fui pesquisar na web (coisa que eu adoro fazer). Assim o que estou mostrando aqui, é o resultado disso, e a forma como consegui. Se gostou do resultado, como está nessa página, então siga esses passos.

1° Etapa
Inicialmente entre em Design e em seguida Adicionar Gadget. Escolha Marcadores e adicione.

2°Etapa
Em Editar Postagens (ou quando for criar nona postagem), irá aparecer uma caixa de diálogo Marcadores abaixo da postagem. Escreva ali o nome com o qual você quer classificar essa postagem (por exemplo: Dicas, Informática, Cinema etc). É esse nome que irá agregar todos os post com o mesmo assunto no menu que você definir.

3°Etapa
Voltamos a Design e em seguida Adcionar Gadget. Escolha Lista de Links e adicione.
Na caixa que se abre, em Título escreva o nome que ficará no seu Menu (o mesmo que você colocou como Marcador no seu Post lembra? Cinema, Dicas ...). Em Nova URL do Site colocar: http://nomedoseublog.blogspot.com/search/label/Marcador , onde nomedoseublog voce substitui obviamente pelo nome do seu blog e Marcador voce coloca aquele nome que voce colocou no marcador do seu post. Finalmente em Nome do Site você repete o nome do marcador (cinema por exemplo).  
Está pronto, agora você repete essa 3° etapa para cada marcador que quiser adicionar.

4° Etapa
Agora o Menu página inicial, home, início ou como quiser nomea-lo, o qual contém todos os posts e não somente alguns selecionados. Repita a 3° etapa e em Título coloque por exemplo Página Inicial, em Nova URL do site coloque agora o endereço do seu site http://nomedoseublog.blogspot.com e em Nome do Site repita Página Inicial.

5° Etapa
Para terminar, você vai perceber que criou na sua página 2 Menus (Marcadores e Um Menu com o Nome que você deu) que poderão estar na lateral ou abaixo do nome da página (basta que voce arraste e coloque onde desejar). Eu preferi não mostrar os 2, então fui en Design cliquei em Editar marcadores e na caixa que se abriu cliquei em Editar e selecionei Desmarcar todos que portanto deixão de de ficar visíveis na página. É claro que essa última etapa poderá ser logo realizada durante a 1° etapa quando voce adicionar os marcadores. Eu fiz assim pois fui aprendendo enquanto fazia.

Está pronto. Espero ter ajudado (e perdoe se fui muito prolixo).

18 comentários:

Skeke disse...

??? n entendi tenque fazer um marcador?

Carlos Souza disse...

Olá "Clube zé boy".
Exatamente. Você faz um marcador só que não fica na barra lateral e sim na barra superior como um MENU. Voc~e pode também deixar os marcadores na barra lateral. O resulado é o que você está vendo nesse Blog.
Carlos.

Santuka Libertas disse...

Olá, consegui fazer o que disse, e arrastar os ícones p cima, mas ficam um embaixo do outro, e não ao lado como o seu..o que faço?

Santuka Libertas disse...

Ps: Se puder entrar lá no blog p ver o que estou dizendo..obrigada!

Carlos Souza disse...

Olá Santunka Libertas. É que os nomes ficaram grandes e não couberam em uma única linha vertical. Talvez se voce diminuisse o nome dos títulos. O site tá muito legal. Parabéns.
calbebeto

Cicero Ewerton disse...

valew pela ajuda mas quero que os links fiquem um ao lado do outro e não um abaixo do outro olha aee meu blog www.jararacaloca.tk

Carlos Souza disse...

Olá Ewerton. Seu site está muito bacana. Gostei do nome do blog e do visual. E como bom iniciante que sou, também aprendi com você já que percebi a terminação do endereço TK, fui buscar e vi que se trata de donínio gratis e já fiz meu tipsplustips.blogspot.com/ agora também é dicaesecuriosidades.tk. Grato.
Quanto a sua pergunta, acho que talvez você não tenha puxado o gadjet para a parte superior e não deixa-lo na parte lateral. veja se foi isso.

Admin: Edney Batista Admin:Marcos Antônio disse...

Boa noite!
Antes de mais nada parabéns pela iniciativa de tentar ajudar.
Minha dúvida é justamento as dos demais. Não consigo colocar os outros links de menu como: Educação,Computação,Tecnologia e ai vai no mesmo espaço que está o home.
Já li mil vezes seu tutorial e não consigo. Se você me ajudar ficarei muito grato.
Abraço!

Carlos Souza disse...

Olá Edney e Marcos. è um prazer te-los por aqui.
Eu observei essas dúvidas colocadas e tentei esclarecer um pouco melhor refazendo esse post com imagens. Dêem uma olhada e vejam se ficou bem.
http://tipsplustips.blogspot.com/2011/09/como-colocar-uma-barra-de-menu-no.html

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Obrigado, me ajudou muito. Valeu mesmo

http://i-techmundo.blogspot.com/

Anônimo disse...

Quando entro em "Designer de modelo do Blogger" não consta a opção Adicionar Gadget, apenas Adicionar CSS. Gostaria que a relação de marcadores fosse exibida antes da relação de Arquivos do blog. O que faço?

X1 De Fotos disse...

ME AJUDA AE AMIGO, FIZ TUDO CERTINHO, MAS NAO CONSIGO POSTAR NAS BARRINHAS DO MENU. DAR UMA OLHADINHA AE NO BLOG. X1FASHIONBRASIL.BLOGSPOT.COM.BR
C PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO.

Cleber Moura disse...

Muito bom amigo

Irinia Zachello disse...

Meu, muuuuuuuuuito bom!!!!

eu fiz isso no meu blog de teste Agora vou arrumar mais temas poder separar e organizar no meu blog em uso!!!!!!

Muito obrigada!!!!!!!!!

Josye Duran disse...

Olá!
Estou a dias tentando colocar um menu horizontal no meu blog, pois ele fala de diversos assuntos do mundo feminino, e somente aqui encontrei um passo-a-passo perfeito e sem rodeios, parabéns!
Se souber como colocar submenu, faça um tutorial estou a ca~ca.
Valew!

Unknown disse...

Pos eu agradeço pela ajuda mais nao conseguir criar Obg

Anônimo disse...

cara faz uma video aula e muito mais facio