A Importância da Copa do Mundo no Brasil

Ser ou não ser... Eis a questão!
A Importância da Copa do Mundo no Brasil:
Estou voltando a postar aqui no blog, após uma pausa de pouco mais de 30 dias. E há pouco menos de 30 dias do início da copa do mundo no Brasil, achei esse, um bom assunto para ruminar.

A primeira copa do mundo que eu efetivamente acompanhei foi a de 1978 na Argentina. 
Lembro da empolgação das pessoas se juntando para enfeitar as ruas de verde e amarelo (inclusive eu). Ainda morava em uma cidade pequena do interior da Bahia. 
As copas seguintes eu também recordo da empolgação das pessoas, ruas enfeitadas, carros com bandeiras do Brasil.
Eu particurlamente, a partir da copa de 1986 no México,  apresentei uma queda gradativa nessa empolgação, sem um motivo evidente. Ainda gosto de futebol, ainda vejo os jogos da copa, mas a empolgação, a importância dada ao evento, a carga de alegria e sofrimento com os resultados é infinitamente inferior.
E agora, com a copa no Brasil, melhor, com a copa aqui na cidade onde moro, Salvador, é incrível, mas nada mudou. A mesma sensação de pouca importância, a mesma falta de empolgação. 
E o que é motivo dessa ruminação: Eu sinto que essa sensação é disseminada. Eu vejo na cidade onde moro, pressinto pelo que leio nos jornais, vejo na TV, na Internet, redes sociais a mesma maresia geral em relação a copa do mundo. 
Não fiz ou vi nenhuma pesquisa que mostrasse essa tendência. É uma percepção pessoal.
Mas por que será?

Será que é porque muito foi prometido, e pouco foi entregue?
Será que é porque muito foi gasto para o pouco que foi entregue?
Será que é porque muito foi dito para o pouco que é verdade?
Será que é porque muitos vão pagar a conta para os poucos que vão comer bem?
Será que muitos acordaram e poucos perceberam?

Sinceramente não sei.
Mas vou torcer para o Brasil. O time de futebol e o país.
E se o futebol brasileiro não vencer a copa no Brasil? Ou se vencer?
Acho que esse resultado não muda nada do que é realmente importante.
O Brasil precisa verdadeirante vencer outros tipos de campeonato.


Vejam Também:

Frases Sobre Futebol (Fluminense)
Frases sobre futebol (Botafogo)
Frases Sobre Futebol (Corinthians)

Nenhum comentário: