Frases sobre futebol (Botafogo)

Tua estrela solitária me conduz
Já escrevi posts com frases sobre o Fluminense  (meu time de coração) e o Corinthians,   Agora, em homenagem ao título carioca do Botafogo, conquistado justamente contra o meu Fluminense, vou mostrar uma série de frases ditas por famosos e anônimos, botafoguenses ou não. Mas todas muito belas e que demostram, algumas vezes, o que é a paixão por um clube de futebol.
Se você é botafoguense se delicie com essas frases, e se não é botafoguense, curta as frases mesmo assim, pela beleza inerente a elas, independente da paixão clubística.


Então vamos às frases:

  • “Eu não sou Botafogo doente. Doente é quem não torce para o Botafogo”. (Anônimo)

  • O Sr. sabe lá o que é um choro de Pixinguinha? O Sr. sabe lá o que é ter uma jabuticabeira no quintal? O Sr. sabe lá o que é torcer pelo Botafogo?” (Vinícius de Moraes - diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor)

  • "O Botafogo é o clube mais passional do futebol brasileiro" (Nelson Rodrigues - dramaturgo, jornalista e escritor)

  • “Ser Botafogo é escolher um destino e dedicar-se a ele. Não se pode ser Botafogo como se é outro clube: você tem que ser de corpo e alma.” (Mário Filho - jornalista)

  • “Botafogo é um menino de rua perdido na poética dramaticidade do futebol” (Paulo Mendes Campos - escritor)

  • “Assim é o botafoguense. Ele não sofre, se purifica. Os invejosos desafiam, dizem que os alvinegros são poucos. Equívoco; são relíquias. E preciosidade não se encontra às pencas no boteco da esquina.” (Anônimo)

  • “No Rio, a formação da identidade passa, também, pela eleição de um time de futebol. O poeta, fiel à sua infância, escolhe o Botafogo Futebol Clube. Não frequenta os estádios. Não lê o noticiário. Não ouve as transmissões pelo rádio. Mas, se perguntarem seu time, afirma: ‘Botafogo’. Não se trata de uma paixão, mas de uma senha para a cidadania.” (Vinícius de Moraes - diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor)

  • "O Botafogo tem tudo a ver comigo: por fora, é claro-escuro, por dentro, é resplendor; o Botafogo é supersticioso, eu também sou. O Botafogo é bem mais que um clube – é uma predestinação celestial. Seu símbolo é uma entidade divina. Feliz da criatura que tem por guia e emblema uma estrela. Por isso é que o Botafogo está sempre no caminho certo. O caminho da luz. Feliz do clube que tem por escudo uma invenção de Deus.” (Armando Nogueira -  jornalista)

  • "Assim é o botafoguense. Ele não sofre, se purifica." (Anônimo)

  • "Eu não gosto de futebol, gosto é do Botafogo." (Lúcio Rangel - crítico, jornalista, musicólogo)

  • "Há coisas que só acontecem ao Botafogo."  (Ditado Popular)


Veja Também:

Frases Sobre Futebol (Fluminense)
Somos os Melhores?
Libertadores das Américas, todos os campeões

2 comentários:

Unknown disse...

Frases bonitas mesmo. Parabéns pela postagem.

Anônimo disse...

Parabéns, só quem torce pelo Botafogo entende essas frases, amor não se explica se senti.