A verdade dos fatos

Eu li, em algum site, a matéria com o título: "Igreja Universal colocará fieis devedores no SPC e SERASA".

O absurdo da situação me fez pesquisar, e numa rápida vasculhada no Google, perceber que tratava-se de uma "brincadeira" do G17, a real fonte da notícia, e que é um site de humor e não de informação.
É incrível, mais percebi, nessa rápida busca, que a notícia foi reproduzida em vários blogs, como se fosse verdadeira, inclusive em blog de advogado. 

Li também os comentários, em alguns desse blogs e no próprio G17, e muitos dos leitores também se deixaram fisgar pela "pegadinha". 
Alguns dos comentários bastante indignados sobre a notícia eu reproduzo aqui:

1-"Queridos... Se é dizimo sendo que é para beneficio para obras sociais da igreja, sua contribuição deve ser espontânea. Não vejo como medida legal o protesto ou inserção de restrição financeira contra os deveres pois isso é um ato de comércio e não de uma instituição religiosa.
Caso alguém sinta-se lesado pode me procurar. Pois isso é direito coletivo e fé não está a venda...."

2- "Quanta empulhação... que povo burro, quando não caem na conversa de políticos caem na conversa desses falsos profetas."

Então fica como primeira lição, pelo menos para mim, a de checar sempre essas notícias e buscar melhor a fonte das mesmas.

E segundo, não podemos sair reproduzindo algo sem termos um grau de compreenção do que está de fato acontecendo.

Veja Também:

Cópia de blog e de livros
O que é realmente importante?
O Velho e o Novo

2 comentários:

Anônimo disse...

que post de merda...

Isso q ta ai nao e nehuma novidade,qualquer ser q tenha bom senso naoi sai acreditando em qualquer noticia na internet

Carlos Souza disse...

Pois é, meu caro Anônimo. Mas o que eu quis mostrar é que, aparentemente óbvio que todos "que tenham bom senso" saibam disso, existe muitas pessoas, como mostrei no comentário, que se deixam levar pela primeira informação. Veja quantos blogs reproduziram a notícia como se fosse real, e quantas pessoas comentaram indignadas. Fico feliz que você já não caia nessas, mas o post pode contribuir para alertar quem possa não estar tão seguro, como você.
Obrigado pelo comentário.