Mea Culpa

Ontem, 12 de outubro, ocorreram pelo Brasil várias passeatas organizadas pela internet, por meio das redes sociais. As pessoas estão cansadas de tanto ouvir e ver notícias de corrupção da forma mais descarada possível, envolvendo todas as esferas da administração pública, em todos os três poderes.
Mas até aqui, pouco tem sido feito de efetivo pela população para mostrar esse descontentamento. Esses protestos, se não forem dirigidos com interesses políticos obscuros, podem ser um caminho.

Avaliando essas primeiras manifestações, pode parecer que tenham sido um fracasso, já que além de Brasilia que levou cerca de 20.000 pessoas, nos outros lugares o número de participantes foi bem menor. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Florianópolis, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza e outras cidades no total de 25, em 18 estados brasileiros.

Para mim, no entanto, o número de locais onde aconteceu a marcha, mostra que isso pode ser um embrião para um basta nessa avalanche de casos de corrupção, que cada vez vai parecendo mais banal e como se fosse parte da máquina pública e sem a qual nada pode funcionar. É preciso um fim na impunidade desse vampiros, sanguessugas do dinheiro público.

A observação abaixo, de um jornalista correspondente internacional no Brasil, tem que ser ruminada, mas mostra que algo e deve ser mudado:

“Que país é este que reúne milhões numa marcha gay, outros milhões numa marcha evangélica, muitas centenas numa marcha a favor da maconha, mas que não se mobiliza contra a corrupção?”
(07/07/2011 Juan Arias, correspondente no Brasil do jornal espanhol El País)

Por minha vez, faço um "mea culpa". Confesso que apesar de ter sabido antecipadamente, não participei da marcha em minha cidade (Salvador). Apesar de sempre criticar e clamar por solução, isso só não basta.
Mas desde já, está decidido, na próxima estarei lá e espero que esse movimento cresça e traga algum resultado positivo.


Veja Também:

O Mini Metrô
Corrupção ou Malfeito?
Quem confia?

Um comentário:

Deutsch disse...

Parceiro envie seus posts para o http://www.semhora.com.br/ e ganhe mais visitas, aceito todos os seus links....