O Real e o Ideal

Que esses caminhos levassem ao mesmo lugar
Nós vimos agora a cobertura jornalística sobre o problema de saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o Lula.
Uma doença com grande potencial de malignidade, mas também com enorme probabilidade de cura. E uma dos fatores decisivos neste jogo contra a doença é o tempo.
Quanto mais cedo é descoberto e tratado, melhores as chances de cura.

Vejamos o exemplo:

O ex-presidente apresentou rouquidão. Foi a um grande hospital onde em 13 horas fez todos os exames necessários e já saiu com o diagnóstico e a proposta terapêutica definidos. Em 2 dias já iniciou o tratamento. Assim as chances de cura são enormes.

Vejamos agora um caso fictício, de um cidadão comum, desses que não fazem parte das elites (nem econômica, nem política, nem aristocrática, nem esportiva, nem de celebridades, nem de poder...):

O cidadão nota uma rouquidão persistente, procura o SUS e consegue marcar uma consulta com um clínico para daqui a 30 dias. Na consulta com o clínico, queixa feita, lhe é solicitado uma avaliação com Otorrinolaringologista, agora com especialista a demora na espera será de mais 60 dias.
O Otorrino, lhe solicita uma Laringoscopia que o paciente consegue marcar para daí a 90 dias e ele aguarda mais 30 dias pelo resultado da biópsia.
Com o resultado do exame em mãos, mais 30 dias para marcar o retorno com o otorrino (se não estiver de férias pois as vezes acontece).
A decisão é a mesma: Quimioterapia. Vamos esperar mais de 3 a 6 meses para conseguir vaga num hospital especializado.

É claro, eu posso estar exagerando um pouco, mais isso não está longe da realidade, e eu já vi casos assim.

Eu não estou aqui sugerindo que Lula fizesse essa "via crucis", não tem nenhum cabimento um pensamento desses. Eu estou é torcendo, de coração, que ele supere mais esse percalço na sua vida e acredito claramente que irá fazê-lo.
O que eu gostaria de verdade, é que esses dois tipos de pacientes citados não tivessem um intervalo de tempo tão deferente entre o diagnóstico e o início do tratamento.


Veja Também:

Dia Nacional de Combate ao Fumo
Supersalários e Superpoderes
Brasil em último?
Postar um comentário

ARTIGOS RELACIONADOS

2leep.com