Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Hoje, 29 agosto é o dia nacional de combate ao fumo.
O cigarro, sabidamente um veneno, fator de risco considerável para uma lista enorme de doenças como: câncer de vários tipos (pulmão, laringe, língua, boca, mama, bexiga), enfisema, aterosclerose (infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral).
O fumante vive em média 10 anos menos.
Muito bem, hoje sabemos de tudo isso, e existe, em quase todo mundo, uma tendência a combater esse vício que é um verdadeiro assassino.

Mas, há alguns anos, fumar era um charme para o homem e sinal de independência para a mulher e algumas propagandas antigas de cigarros, mostravam situações hoje impensáveis.
Eram usados dentistas, médicos, esportistas, celebridades, papai Noel e até crianças mostrando o cigarro como uma coisa maravilhosa, sem riscos e até com alguns benefícios a saúde.

Veja algumas delas:

20,679 médicos dizem
"Luckies irritam menos"
"São torrados"
A proteção da sua garganta contra a irritação, contra a tosse


Ei, mãe, você certamente desfrutará do seu Marlboro
Sim, você nunca sente que fumou demais...
é o milagre de Marlboro



Viceroys Filtro O Cigarro!
Como seu dentista, eu recomendo Viceroys




Estou enviando Chesterfield para todos os meus amigos.
Este é Natal mais alegre que qualquer fumante pode ter.
Chesterfield mais suavidade no desagradável sabor residual.
Ronald Reagan.
Obs: Ronald Reagan aqui ainda era um ator, mas chegou depois a ser presidente dos Estados Unidos por 8 anos.


Você poderá ver muitas mais dessas propagandas no site da Stanford School of Medicine. (São em inglês mais pelas imagens dá para entender)



Veja Também:

Precisamos ler bons livros
A Bahia dividida
Quem poderá nos defender do Cartel?

5 comentários:

Monique disse...

Oi, como é difícil parar de fumar, nossa e como! Fumei 11 anos e hoje tenho 27 anos, éh quase a metade da minha vida. Sei que serei uma eterna fumante, ainda sinto vontade de fumar e além de vicio vira um hábito.
Ainda bem que os conceitos mudam, com as descobertas e conscientização... e é vergonhoso essas propagandas antigas a favor do cigarro.
Abraços.

Ivana Prazeres disse...

Não sabia dessas propagandas. Que horror!!!
Antigamente era charme fumar. E hoje? kkkkkkk.

Carlos Souza disse...

Olá Monique. Eu não tenho dúvida que você ao deixar de fumar ganhou muito em termos de qualidade e quantidade de vida. É fato que, como qualquer vício, não é fácil abandonar, mas no caso do cigarro a parte difícil são os primeiros 30 dias, como você já consegui, eu já a considero ex-fumante. Outra coisa importante é que algumas pessoas acham que porque já fumam há muito tempo, não adianta mais parar. Não é verdade. Em qualquer momento que você deixe de fumar, mesmo com 70 anos, você terá benefícios. Óbvio que mais cedo como você fez é muito melhor.

Oi Ivana. Ainda bem que ficamos livre dessa, não é? Você chegou a ser fumante passiva quando Bartolomeu fumava, mas como felizmente ele já parou há muito anos.

Anônimo disse...

Pelo menos, antigamente fumar era bonito e dar a bunda era feio, mas hoje, as coisas se inverteram,né????

Carlos Souza disse...

Pois é Anônimo. Não deixa de ser um ponto de vista.