"Dez" Valorização do Professor

Venho vendo cada vez mais reportagens e histórias sobre como o professor hoje em dia é desrespeitado, não sendo-lhe dado nenhum valor. 
Deveria ser a classe mais valorizada e cobrada.
Tudo começaria obviamente por bons salários, que daria melhor status, que estimularia mais pessoas qualificadas a função de ensinar, que finalizaria com melhores professores e  melhor ensino. Tudo isso num círculo virtuoso.
Mas do jeito que está hoje: Salários miseráveis, desrespeito por parte do aluno, condições de trabalho as vezes insalubre (o professor hoje, muitas vezes, tem medo do aluno).
O que se vê hoje é o contrário. Baixos salários, desestímulo e consequente perda de qualidade.  O professor que tiver possibilidade logo procura outra coisa para fazer e o nível dos que permanecem tende a ficar pior a cada dia que passa. Só permanecerá professor, quem não tiver outra possibilidade, ou for muito abnegado, o que convenhamos, se tornará cada vez mais raro.
Sem bons professores o ensino será sempre de má qualidade. E com ensino de má qualidade nosso futuro não será tão promissor, ou melhor, seremos sempre o país do futuro. Futuro que nunca chegará.


Veja Também:

O Velho e o Novo
Precisamos ler bons livros
Brasil em último?

Nenhum comentário: